28 de novembro de 2025
O Conselho da Comunidade, juntamente com a Promotoria Pública, Juizado e as secretarias de Assistência Social de Coronel Vivida e Honório Serpa, realizou, na terça-feira, dia 25 de novembro, um grande evento para evidenciar a Rede de Apoio e Proteção que está pronta para amparar quem é vítima de violência doméstica. Mais de 80 participantes, desses dois municípios foram convidadas a conhecer o Fórum da Comarca e vivenciarem momentos de reflexão, aprendizado e união.
O Juiz da comarca, Carlos Eduardo de Oliveira Mendes, palestrou sobre o assunto e mostrou as dependências do Fórum para o público. A psicóloga do CREAS Thuane Silva, orientou as mulheres sobre quais as ações que elas podem tomar quando se depararem com violências e abusos.
A Marcia Conceição, da empresa Clube da Glaceia, preparou uma atividade prática de decoração de biscoitos para que as próprias participantes colorissem as bolachas que tinham uma flor como desenho. Pois, como dizia no cartão que elas receberam "Sozinhas, somos pétalas. Juntas, somos flores.".
A presidente do Conselho da Comunidade, Eritana Jagwselski Librelatto, comentou que os objetivos do evento foram atingidos."Essa campanha é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça e nós realizamos esse evento local para que as mulheres fossem orientas e também conhecessem o Fórum da Comarca, já que é um dos locais que elas poderão conseguir apoio caso passem por esse mal da violência doméstica".
Eritana falou também sobre as ações de apoio que as mulheres podem buscar em Honório Serpa, quando forem vítimas de violência doméstica: "É uma rede de proteção que atua nesse enfrentamento e temos a Promotoria Pública; o Judiciário; as Secretarias de Assistência Social com o CREAS ou, como no caso de Honório Serpa, a PSE - Proteção Social Especial; também a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Vereadores, a Delegacia da Polícia Civil, a Polícia Militar, entre outras instituições que podem atuar em defesa da mulher".
Na oportunidade foi inaugurada a Brinquedoteca do Fórum, para que as mães que necessitem se dirigir ao local, possam deixar as crianças enquanto recebem o atendimento necessário.
Por MeuHonorio.com.br
Fotos: Município de Coronel Vivida e Conselho da Comunidade.